domingo, 28 de fevereiro de 2010

Modelos de Formação III - A competição

Como identificamos nos Modelos de Formação e Modelos de Formação II, a competição acaba por ser o ponto de encontro dos dois modelos.
A competição normalmente é mal entendida nestes escalões, sendo muitas vezes confundida com o ganhar ou o mostrar resultados, razão pela qual surgem muitas vezes expressões como "ser muito competitivo" de forma depreciativa.

Na Formação a competição tem de ser vista como mais um processo de aprendizagem. Competir significa: fazer concorrência ou concorrer com alguém pelo mesmo objectivo. Competir desportivamente significa concorrer com regras, significa uma aprendizagem para a vida.

Em termos desportivos ninguém é "excessivamente competitivo" poderá sim sê-lo pelas razões erradas, quando se pretendem "campeões a todo o custo" desvirtuando todo o potencial que a competição comporta quando nos referimos aos escalões de formação.

Por outro lado para que o processo de competição se torne efectivo será necessário que sejam atendidas algumas condições, nomeadamente, a igualdade, a diversidade e a justiça. Assim todos os atletas deverão ter as mesmas oportunidades de se exporem à competição, com diferentes adversários para que haja necessidade de ultrapassarem diferentes desafios e num quadro de justiça competitiva em que os concorrentes estejam a um nível similar.

Com estes pressupostos a competição torna-se uma ferramenta e uma aprendizagem, desenvolvendo nos jovens atletas a vontade e a capacidade de transpor obstáculos no campo como na vida, fazendo com que as vitórias surjam naturalmente como o resultado de um trabalho bem feito, cabendo aos formadores e ás instituições responsáveis pela competição fazer com que aconteça.

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