domingo, 12 de setembro de 2010

Pré-temporadas precoces

Longe vai o tempo em que viamos os nossos profissionais a deleitarem-se ao sol no Algarve, com tempo para animadas peladinhas entre colegas, em pleno Verão, com consequências óbvias no peso e na forma no regresso ás pré-épocas.

Hoje o ritmo competitivo obriga-os a acabarem a época cada vez mais tarde (os jogadores das selecções jogaram de Agosto 2009 a Julho de 2010 sem interrupções...) e a começar cada vez mais cedo (Julho), consoante as responsabilidades competitivas. Tal ritmo implica que muitos jogadores tenham cada vez menos dias de férias para reequilibrar o seu estado fisico e psicológico. Será benéfico? Concerteza que não, até pelo que se observa em alguns inicios de época com lesões e baixas motivacionais, mas isso seria assunto para outro post.

Mas se em relação aos profissionais é aceitável este inicio tão precoce, que dizer em relação à formação? Fará sentido? Fará sentido jovens de 14 anos a treinarem debaixo de um sol escaldante com 37º, num sábado de manhã que convidava somente à praia, em pleno Agosto? Fará sentido o campeonato nacional de juvenis (juniores B) começar a 14 de Agosto e o de iniciados (juniores c) a 28 do mesmo mês? Ou ler na imprensa desportiva que a selecção nacional sub-16 (salvo o erro) estava a disputar um torneio amigável em Inglaterra? Quando começaram a pré-temporada estes miúdos? Em plenas férias escolares!!

Se para nós não faz sentido algum, mais descansados ficamos em saber que não somos os únicos. Nelson Oliveira na coluna que assina na revista Futebolista ("O Olheiro") pede coerência a quem preside aos destinos do nosso futebol, a Federação, no que toca aos calendários competitivos de forma que se preserve o tempo de qualidade dos atletas, as suas férias escolares e familiares que como sabemos são por vezes dificeis de conciliar.

Também nós por cá iniciamos a pré-época mais cedo do que o habitual (19 de Agosto) e houve clubes aínda mais cedo, embora sem qualquer pressão competitiva (competição inicia-se a 2 de Outubro), porquê esta alteração? Porquê esta pressa de começar a época numa altura em que muitos atletas aínda se encontram ausentes em férias?

Mais uma vez, haja coerência! Nas associações e federação em fazerem um esforço para tornarem o calendário competitivo mais adaptado e mais vantajoso para a formação do jovem atleta (não são adultos pequeninos...) e nos clubes para evitarem a tentação de sobrepor a quantidade à qualidade do trabalho desenvolvido.

BOA ÉPOCA para todos os futebolistas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

POr isso só começei a 15 Setembro.
lol, e é uma equipa no minimo fica nos 8 primeiros e sem presao.

FM disse...

E provávelmente fez muito bem. O lugar em que ficará irá depender da qualidade do grupo que orienta e do seu trabalho, mas também isso será pouco relevante. Importante será observar como os seus atletas evoluem, aproveitando a competição como mais uma ferramenta de formação.
Bom trabalho e sucessos formativos.