quarta-feira, 21 de abril de 2010

4 jogos 1 ponto

Sábado no Jácome Correia esteve todo o futebol de 7 do Santa Clara, não sendo muito feliz neste final de campeonato.

Os Infantis A foram os primeiros a jogar e os únicos a pontuar, frente ao União Micaelense, num jogo muito "sofrido" que acabou num 2-2, mas com o União a mostrar no final mais conjunto. Este resultado pode valer o titulo de vice-campeão, num conjunto pouco esclarecido este sábado, onde se destacou Rodrigo Furtado como o mais lutador.


*******

De seguida foi a vez dos B's defrontarem o Maritimo. Sem qualquer pressão de resultados e com uma equipa "remediada" face à quantidade de ausentes por doença, os nossos rapazes começaram bem, equilibrando o jogo e tentando poupar forças para os 60 minutos. Com o sector defensivo a portar-se bem acabamos por ir á baliza adversária para o 1-0. O Maritimo fez alterações e pressionou até conseguir o empate numa jogada em que o poste e a barra negaram primeiro o golo.

Após o intervalo sabiamos que a jogar com 7 dificilmente aguentariamos o adversário e foi com alguma naturalidade que os golos se foram sucedendo, intervalados com algumas boas intervenções do guardião Filipe, que desta vez deixou o papel de avançado para o companheiro Bruno. A meio da 2ª parte ainda tivemos algum fôlego e foi por muito pouco que por duas vezes não conseguimos marcar. No final 4-1 num jogo em que apesar de todas as contigências a equipa voltou a estar bem enquanto houve forças.

*******

A fechar a manhã as Escolas B sofreram uma derrota com o BotaFogo, mas mais uma vez mostraram futebol. (Mais pormenores em: http://escolasbsantaclara.blogspot.com/)

No campo ao lado a equipa A, pressionada pela vitória do União Micaelense, tentava manter a luta pelo titulo frente ao Ideal. O Ideal entrou muito autoritário na sua defesa e muito rápido nas alas, criando algumas dificuldades no nosso meio campo e defesa, quase não deixando jogar.

A meio da 1ª parte tudo se complicou quando o nosso capitão entrou fora do tempo e ofereceu uma grande penalidade, convertida, ao adversário. O Santa Clara acordou e passou a ser mais ofensivo e a dominar mais o meio-campo acabando por chegar ao empate através de um livre directo frontal, muito bem marcado pelo Miguel Machado.



Com tudo em aberto para a segunda parte foi num lance sem perigo aparente, que o nosso guardião deixou escapar a bola para a baliza, oferecendo um "brinde" ao Ideal. Este momento criou uma enorme perturbação e aproveitando este desnorte, o nosso adversário pouco depois chegou ao 3º golo que fecharia as contas.
até ao fim os nossos rapazes lutaram, mas com pouca objectividade e poderiam ainda ter sofrido mais algum golo nos rápidos contra-ataques pelas alas.

No final uma derrota, que cremos ser muito fruto da pressão do resultado e do ambiente envolvente. Vitória certa da equipa que jogou mais e que teve a sorte de marcar nos momentos certos.
Menos bem esteve a arbitragem que teve sempre muitas dificuldades em marcar faltas em favor dos Santa Clara, não tendo influência directa no resultado mas contribuindo para o nervosismo da equipa. Menos bem também quando permitiu o anti-jogo com paragens frequentes com simulação de faltas e lesões, não compensando com tempo extra.

O Ideal mostrou uma equipa bastante interessante e com trabalho feito que não precisa de "tácticas anti-jogo", daí ser absolutamente reprovável que estas aparecessem tão bem ensaiadas no Jácome Correia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Provaram do vosso próprio veneno. è bem feito porque vocês têm sempre os arbitros na mão.Quanto a esse Miguel Machado se fosse menos peneirento se calhar teria mais futuro. Assim... quando chegar aos iniciados finito!!!

FM disse...

Não dê tanta importância ás vitórias e ás derrotas nestes escalões, daqui a uma década veremos os verdadeiros campeões e os resistentes ao processo de formação. Dos cerca de 1200 miúdos do futebol de 7, menos de 25% chegará a sénior e ou o nosso processo formativo melhora muito ou nem 30 "talentos" teremos no fim do processo.