domingo, 15 de novembro de 2009

85 Anos de AFPD: hora de (re)formar?

A AFPD comemorou os seus 85 anos ao serviço do futebol de S. Miguel e Sta. Maria concerteza recheados de inestimáveis préstimos. Para tal  realizou uma festa que ao mesmo tempo comemorava o seu aniversário, homenageava o seu (nosso) atleta que maior representatividade atingiu - Pedro Pauleta - inaugurando também um Troféu com o seu nome, cumprindo aínda o velho sonho de trazer ao Estádio de S. Miguel o S.L.Benfica.

Para quem se deslocou ao Estádio de S. Miguel (ou viu na transmissão televisiva) o estádio não encheu, estando pouco mais de meia casa.
Porquê se tinhamos tudo para uma grande festa? Noite magnifica, Benfica (mesmo que desfalcado), Santa Clara (em forma) e Pedro Pauleta? Não esqueceu a Associação de nada?

Procuramos no Estádio mas não vimos o colorido dos seus associados, para além da Formação do Santa Clara que teve livre acesso (era o minimo...) não encontramos mais nenhum grupo de miúdos que envergasse as cores do seu clube e, convidados pela sua Associação, se juntassem à festa. Segundo números da própria Associação ficaram 80% ( mais ou menos 2500) dos seus associados de fora...

Esqueceu-se a AFPD de 80% da sua razão de existência, talvez na ânsia de transformar um evento que normalmente acarreta custos (festas de aniversário), num evento para trazer devidendos, pela exorbitância do preço dos bilhetes.

Terá valido a pena comprometer um acontecimento a todos os níveis louvável - Troféu Pauleta - com uma organização demasiado artesanal, num tempo em que a imagem é tudo? Valeu-nos o Santa Clara que fez um grande jogo e paradoxalmente a Formação do Benfica que estando presente neste jogo "a feijões" deu boa conta de si. A AFPD esteve ao nível da equipa convidada, fraquita...

O propósito deste post não é denegrir a acção de uma Instituição com a notável existência de 85 anos, é chamar a atenção para o facto de que é possivel fazer muito mais e muito melhor e que esta Associação como digna representante do futebol local tem obrigação de o fazer em prol do futebol e em prol dos seus atletas, nomeadamente os mais novos.

Sem comentários: