terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Modelos de Formação II

No nosso primeiro post sobre Modelos de Formação referimos o modelo de Escola versus o de Clube.

Neste iremos abordar as vantagens e desvantagens na forma como os treinadores os vêem. Assim é unânime (ou quase) para os treinadores dos clubes que as escolas são valiosas na formação inicial dos atletas, nomeadamente nos aspectos técnicos, referindo no entanto que devem iniciar a competição relativamente cedo porque "a competição é que os faz desenvolver".

Por outro lado os "puristas" do modelo de escola defendem que o seu modelo é o mais acertado e que a competição pode começar mais tarde (sub-12) porque "um atleta bem formado rápidamente se adapta à competição" e que os clubes ao darem demasiada importância à competição (e ao ganhar) não dedicam tempo suficiente aos aspectos básicos da formação.

Como observadores podemos confirmar que os miúdos com formação de escola têm, em média, melhores skills técnicos, melhor comportamento e melhor noção de organização e que levam mais ou menos uma época a adaptarem-se ao mundo competitivo, essencialmente no posicionamento no campo e na luta corpo-a-corpo.

Como em todas as coisas, provavelmente o melhor modelo será a junção das virtudes dos dois, a que não será alheia a possibilidade de na próxima época vermos a competir equipas da Escola Pauleta, sendo o inverso (os clubes desviarem mais tempo para a aprendizagem) sempre mais complicado dado o quadro competitivo em vigor.

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