terça-feira, 3 de março de 2009

Modelos de Formação

A formação de atletas no futebol em Portugal tem-se baseado em dois modelos: o modelo de escola (mais recente) e o modelo de clube.

O modelo de escola que se iniciou no fim dos anos 80 com o aparecimento das primeiras escolas patrocinadas por ex-craques nacionais como o Humberto Coelho ou mais recentemente com a do Pauleta, introduziram um conceito de aprendizagem e desenvolvimento diferente do que até aí se praticava nos escalões de formação dos clubes, muito decalcado do modelo competitivo dos seniores.

As escolas ao reduzirem a componente competitiva concentram-se na aquisição e desenvolvimento de competências do atleta na sua globalidade, nos aspectos psicomotores, desportivos, sociais e educativos para além do futebol própriamente dito. O atleta não está confinado a uma equipa, a sua evolução depende únicamente de si para progredir para classes mais avançadas. O modelo representa uma escola comum em que os treinadores são professores.
Este modelo também permitiu a chegada ao futebol de profissionais qualificados e do inicio da actividade por atletas cada vez mais jovens (5 anos).

O tradicional modelo de clube, tem sido ao longo de gerações o garante da continuidade da modalidade, tendo evoluido mais lentamente na componente formativa pela forte componente competitiva que o caracteriza, herdado do modelo dos séniores (treino, jogo e esquema competitivo). Os atletas evoluem em grupo (por equipa).
Actualmente conta também com profissionais qualificados e projectos de formação bem definidos, dependendo no entanto dos clubes em que se inserem no que toca a meios financeiros e humanos.
A competição passou a ser cada vez mais precoce (escolas e pré-escolas), iniciando-se agora pelo futebol de 7.

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